top of page

O I Seminário de Educação, Mídias Digitais e Software Livre (SEMDSL), promovido pelo campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é um evento atrelado ao Projeto de Pesquisa e Extensão Web Rádio da UNEB, cadastrado no NUPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão) do Departamento. O projeto também faz parte do Grupo de Pesquisa FEL- Formação, Experiência e Linguagens. A Webrádio na UNEB tem como objetivo refletir, propor e analisar a produção e veiculação de conteúdos educativos. Com proposta interdisciplinar, o I Seminário de Educação, Mídias Digitais e Software Livre (SEMDSL) pretende apresentar, avaliar e discutir o cenário contemporâneo nas áreas que envolvem a educação, mídias digitais e os usos do software Livre, especialmente, nas propostas de cunho educativo. Objetivamos também a reflexão do papel da Tecnologia enquanto processo que, além de presentes e importantes em todas as áreas do conhecimento humano, hoje integra cada vez mais o cotidiano da sociedade atual.

O Evento será transmitido pela WebRádio UNEB e rádio FACED da UFBA

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

O participante poderá se inscrever nas oficinas que acontecerão nos dias 06 e 07 de outubro.

Confira-as na programação e acesse o formulário de inscrição clicando no link abaixo.

O credenciamento para as palestras, mesa redonda e outras atividades serão feitas PRESENCIALMENTE no decorrer do evento.

As inscrições das OFICINAS estão encerradas.

Período das inscrições nas oficinas:

 26 a 30 de setembro de 2016

Coordenadora Geral: Pricilla Andrade

Supervisão de Programação: Lilian Almeida

Coordenação de Informática e Logística: Tarcisio Queiroz

Supervisão de Arte e Layout: Cleidivan Sousa

Monitores do Projeto de WebRádio: Adson Rodrigues, Mariana Ellen e Romério Novais

Nossa Equipe

Inscrição

Contato

Equipe
Contato

Participantes 

Programação 

Inscrição

Kívia Carneiro 

Graduanda em Comunicação Social - Rádio/TV pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Técnica de audiovisual e designer no programa de comunicação do Movimento de Organização Comunitária - MOC. Coordenadora do Ponto de Cultura Moringa Cultural de Conceição do Coité/BA.

Programação

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990). Com Especialização em Metodologia da Ciência Pela Faculdades Integradas Espiritas. Possui uma segunda Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas. Mestrado pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, com o projeto Título: O PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO UCA: REAÇÕES NA ESCOLA, PROFESSORES, ALUNOS, INSTITUCIONAL. Tem diversas participações em eventos com enfase do uso da tecnologias da informação na Educação, bem em eventos em relação ao uso das tecnologias Livres Atualmente é ativo - Secretaria de Estado da Educação do Paraná no Colégio Estadual Leoncio Correia de Curitiba.

Antônio Carlos Marques

Lílian Almeida

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, literatura brasileira, representação feminina, literatura contemporânea brasileira e a narrativa de Helena Parente Cunha.

Cíntia Inês Boll

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Atualmente é professora no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS e desde 2003 tem como foco estudos em Formação de Professores na Cultura Digital.

Andréa Mascarenhas

Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1997). Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2003). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2009), desde 1998 é professora da UNEB, Membro da Equipe e do Conselho Editorial da Revista Outros sertões (ISSN 1808-4478). Membro do Conselho Editorial do Jornal Fuxico (UEFS - ISSN 2179-1139). Organizadora do livro Escuta de conchas: literaturas baianas  (no prelo pela EDUNEB). Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Literatura e diversidade cultural: imaginário, linguagens e imagens. Pesquisadora do Núcleo de Investigações Transdisciplinates (NIT-UEFS).

O Evento
Palestrantes

Vilbégina Monteiro

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2011) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Rádio e TV da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, recepção midiática e políticas culturais e de comunicação.

Társio Cavalcante

Especialista em Redes de Computadores e Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, onde coordena o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Fundamental na Modalidade Jovens e Adultos e o Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Cayo Pabllo de Jesus

Possui graduação em Ciência da Computação com ênfase em A. de Sistemas (2004), Especialista em Engenharia de Software (2006), Mestre em Sistemas e Computação (2009) títulos obtidos pela Universidade Salvador. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade Virtual, Computação Móvel, Visualização de Informação, Interfaces não Convencionais, SIG Móveis. 

Luciana Santos de Oliveira 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Professora da Rede Municipal de Educação de Salvador. Pesquisa as Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação nos contextos urbano e rural.

Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrou o Grupo Catarinense de Rádio (GCR) nas emissoras Rádio Cidade FM de Tubarão/SC e na MonteCarlo FM de Termas do Gravatal/SC.

Will Andrade

bottom of page